Sobre psicoterapia

O que é psicoterapia?

 

De forma geral, a psicoterapia é um processo de mudança. Uma transformação gradual. O cliente desenvolve estratégias e habilidades, que o auxiliam a administrar melhor sua vida nas situações dolorosas e adversas, e consequentemente, promove bem-estar e saúde emocional.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que esteja em sofrimento psicológico. Seja apresentando algum tipo de transtorno mental, seja sofrendo com a dificuldade em lidar sozinho com a resolução de alguma situação difícil de sua vida. Além disso, qualquer pessoa que tem interesse em buscar autoconhecimento, poderá se beneficiar da psicoterapia.

O que esperar?

A relação terapêutica se dá através de um clima de confiança, de forma acolhedora, empática, sigilosa, colaborativa e livre de qualquer julgamento. O cliente expõe as suas dificuldades sem preocupação ou medo. É um processo de constante crescimento e desenvolvimento, onde o terapeuta tem papel de facilitador na investigação do problema, porém, é o cliente que escolhe os caminhos que deverá tomar. O terapeuta desenvolve estratégias de forma colaborativa com o cliente. Portanto, ajuda a desenvolver pensamentos e comportamentos de forma mais flexível e assim poder lidar melhor com as dificuldades que se apresentam.